"Estou fazendo meu balanço de 2011 e consegui realizar muito do que planejei, mas não pude realizar tudo. Também consegui coisas que não estava no meu intinerário mas perdi outras..."
Consegue se identificar com as afirmativas acima? Não ocorre só com você. É que, como dizia Drummond, "no meio do caminho tinha uma pedra"... e essa obstáculo, lhe tirou do foco.
A cada novo ano que se aproxima é comum a renovação de esperanças em tempos melhores: as metas do ano vindouro são traçadas e você começa o ano com aquele gás, aquela vontade de mudar, de emagrecer, trocar de emprego ou abrir o próprio negócio, ganhar mais dinheiro, dedicar mais tempo à família, à igreja, à uma causa social. Você promete estudar mais, visitar sua avó, ser pontual, responsável e também vai economizar dinheiro para fazer uma viagem ou um curso de inglês, por exemplo.
Agora é fim de ano. O que você alcançou? O que não cumpriu? Que fatores o impediram de chegar lá?
Creio que lhe faltaram duas coisas:
1) Suas metas só podem ser chamadas assim se houver prazos e meios para alcançá-las. Que oportunidades você cria para atingir suas metas? Você percebe o valor do seu esforço quando consegue chegar lá?
2) Foco. A pedra no meio do caminho pode até ser bem pequena, mas está disfarçada de ouro. Você começa a se concentrar nessas pequenas pedrinhas que lhe chegam mais rápidas e esquece de que sua busca é por algo maior. Por exemplo: se você começou a dieta vem o churrasco do primo que passou no vestibular, depois outras festas regadas à cerveja e refrigerante, e quando você cuida, deixa essa meta para o próximo ano. Outro: você decidiu fazer inglês mas descobre que tem que estudar no seu horário de almoço, que não é tão fácil quanto parece, que demora um tempinho para chegar lá... falta um dia, dois, depois não vai mais.
No meio do ano, o que você acha que conseguiu fora do planejado, foi por sorte, não por mérito. Você não comemora suas conquistas porque contabiliza muito mais perdas... e, em vez de correr atrás do "prejuízo", prefere transferir seus sonhos para o ano vindouro.
Em 2012 eu lhe desejo metas todos os dias e não só no início do ano. Também desejo FOCO e muita força de vontade para terminar o ano com saldo positivo, feliz com suas conquistas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por colaborar!